A marcha nupcial é uma música tocada durante a cerimônia de casamento, geralmente durante a entrada da noiva (procissão) ou a saída do casal no final da cerimônia. As marchas nupciais populares mais conhecidas e apreciadas pelos noivos que estão prestes a subir ao altar que são a de Mendelssohn “Sonho de uma Noite de Verão” e a marcha nupcial de Wagner, do coro nupcial da ópera Lohengrin. Ambas possuem muito tradição em festas de casamento, portanto, qualquer uma delas que seja escolhida com certeza fará muito sucesso entre os convidados, que na maioria das vezes se deixam levar pela emoção contagiante do momento e é inevitável que algumas lágrimas caiam durante o enlace matrimonial.
Assim como todas as outras canções a serem tocadas na festa de casamento, as marchas nupciais devem ser ouvidas com cuidado e carinho e só então os noivos definem qual delas fará parte do repertório de músicas da cerimônia de casamento. Lembrando que a última palavra é da noiva, afinal esse momento é especial e só dela, pois quando adentrar na igreja, todos os olhares e toda a atenção estarão voltados para ela. Mesmo nos casamentos mais modernos, grande parte das noivas não abre mão da marcha nupcial, uma vez que ela é o símbolo da união entre o casal e que é um estilo de canção muito marcante para todos.
Para que tudo dê certo durante a procissão da noiva, é preciso que os músicos contratados para o enlace sejam experientes e conheçam bem cada nota musical da marcha nupcial. Caso seja necessário, alguns ensaios podem ser combinados entre os noivos e os músicos, sejam de orquestra ou de banda, a fim de que não aconteça nenhuma surpresa desagradável. No caso de a marcha ser tocada por orquestra de casamento, é fundamental que os noivos conversem com o pároco da igreja, já que muitas vezes o local possui certas restrições em relação à acomodação de orquestras com um número grande de músicos e instrumentos, até mesmo pela acústica deficiente do espaço. Além disso, é sempre aconselhável que os noivos decidam todos esses detalhes com alguns meses de antecedência, colocando tudo em ordem a tempo e sem atropelos.