O mestre de cerimônia tem um papel fundamental em um evento oficial, seja uma festa de casamento, aniversário de 15 anos, formaturas e outros eventos oficiais públicos e privados. O cerimonialista é quem se encarrega de falar com o público ou platéia, apresentar as atrações e direcionar o evento para que todo o roteiro de atividades seja cumprido à risca, sem falhas ou gafes. O mestre de cerimônias, por vezes, também atua como agente de protocolo durante os eventos oficiais públicos.
Os mestres de cerimônias em casamentos e comemorações privadas também têm sido responsáveis pela coordenação de todo o evento. Muitas vezes, eles trabalham diretamente com a organização do pessoal envolvido nos preparativos da festa para assegurar que o evento decorra sem percalços. O termo tem origem na Igreja Católica: o mestre de cerimônias era um funcionário do Tribunal Papal responsável pelo bom andamento e funcionamento dos rituais que envolviam o Papa e a Liturgia Sagrada. Ele também podia ser um oficial envolvido na condução adequada dos protocolos e cerimoniais envolvendo o Romano Pontífice, o Tribunal Papal e outros dignitários e potentados. Exemplos de oficiais livros litúrgicos prescrevem que as regras e regulamentos das celebrações litúrgicas são Caeremoniale Romanum e Caeremoniale Episcoporum.
Atualmente, a grande maioria das comemorações de grande porte contam com o auxílio de um celebrante de casamento. O mestre de cerimônias, ou celebrante do casamento, também é responsável em auxiliar os fotógrafos, informar o cinegrafista, DJ e coral sobre todas as etapas da cerimônia de casamento, para que não haja nenhuma surpresa desagradável ao longo do evento. Então, se o grande dia está se aproximando para você e seu noivo, tenha certeza que pode contar com um profissional capacitado para que seu enlace matrimonial seja inesquecível!