Os homens estão cada dia mais exigentes com relação à moda e a aparência física. Preocupam-se com a beleza, o conforto e se mantêm antenados com o que é tendência de moda para todas as estações, com diferentes modelos de roupas para festas sociais, informais e as diferentes tonalidades e estilos que tomam conta das passarelas. Para o verão 2009/ 2010, as cores invadem o guarda-roupas masculino, assim como também acontece com a moda feminina.
Camisas e ternos mais modernos e despojados voltam com força total e os estilistas e aterliers de alta costura apostam nos tecidos listrados e estampados para garantir mais charme e modernidade aos marmanjos. O xadrez este ano aparece bem menos do que em 2008, mas ainda sim faz muito sucesso entre o público masculino. Vale lembrar que a indústria da moda aposta na vaidade masculina para inovar no visual dos rapazes, conferindo roupas bem despojadas, com brilhos e muito grafismo.
Os shorts e bermudas mais curtas, dobradas acima do joelho, assim como as calças capri e calças com cortes mais retos e justos são a tendência para 2010. Os tons variam entre o cinza, branco, bege, cáqui e cores mais vibrantes, como o amarelo, laranja, azul, verde e lilás. Jaquetas e bolsas são um toque de muito charme ao visual masculino, lembrando que a jaqueta deve ser apenas um complemento de tecido bem leve, afinal o calor está chegando com tudo!
As bermudas estampadas, com motivos de praia, também aparecm no guarda-roupa dos homens, uma vez que são peças coringa muito usadas no dia-a-dia e que servem para festas mais informais e despojadas.
Em festas sociais, os meio-fraques, smokings e ternos são sempre clássicos e nunca saem de moda. Apenas o que varia são as cores, bege, marfim, cinza e marrom para o dia e preto, grafite e azul-marinho para a noite. Sapatos de verniz para eventos sociais e chinelos despojados para festas informais também seguem sempre na moda.