As alianças de casamento são um grande atrativo em todas as lojas de joias e joalherias por serem peças muito bonitas e por ter um significado mais que especial na vida do casal. Mesmo quem ainda não planeja se casar, ao ver um par de alianças em uma vitrine, já começa a se imaginar entrando no altar e dizendo um belo e sonoro "sim". Mas o que mais diferencia essas peças das alianças confeccionadas até alguns anos atrás é a diversidade de modelos que surgiram para agradar a todos os gostos e perfis de clientes. Os designers de joias e ourives, profissionais responsáveis por fabricar joias, alianças e anéis de noivado, vêm se especializando cada dia mais para criar peças para todos os tipos de pessoas, das mais tradicionais às mais modernas e arrojadas.

Hoje existem alianças arredondadas, quadradas, com brilhantes, pedras preciosas, sextavadas, em ouro amarelo, ouro branco, aço inoxidável, titânio, prata, platina, alianças anatômicas que se adaptam perfeitamente ao formato do dedo e não machucam na hora de praticar esportes, por exemplo. Em joalherias, também é possível encontrar alianças no modelo Cartier, uma grife muito tradicional em joias e que confeccionada peças mescladas em ourio amarelo, branco e vermelho. As alianças Cartier têm uma peculiaridade: a joia é formada por três aros entrelaçados, com um design muito bonito, chique e elegante. Geralmente, é mais fácil encontrar alianças em ouro 18k, as de 24k são sempre misturadas com outro material.

Para os casais que decidiram oficializar a união e já começam com os preparativos do enlac matrimonial, a aliança de noivado já deve ser o primeiro item da lista a ser visto. E é sempre bom que o casal comece a busca pela peça perfeita com bastante antecedência, pois são inúmeras as lojas e joalherias que oferecem a seus clientes as mais belas joias, com muita variação de preços e formas de pagamento. Portanto, os noivos devem verificar qual modelo de aliança ou anel de noivado mais lhe agradam e cabem perfeitamente no orçamento reservado pelos nubentes.

Outro detalhe importante é sempre fazer uma pesquisa pela internet, que é uma ótima ferramenta para encontrar lojas e alianças, inclusive com a possiblidade de fazer a compra pela internet mesmo. Agora uma dica para o noivo: se deseja fazer uma surpresa para a futura esposa e pensa em comprar a aliança sem a companhia da nubente, leve consigo um anel de sua noiva para saber a medida exata do dedo dela. E se possível, peça a ajuda de um ente próximo para escolher a joia, já que são inúmeros os modelos e preços.