O mosaico é uma arte em decoração que promove mais modernidade, requinte e criatividade no lar, uma vez que esse estilo de artesanato consiste em desenhos formados com cacos de azulejos coloridos. Toda e qualquer peça de decoração ou mobiliário de casas e escritórios pode receber o mosaico, bastando apenas o artesão utilizar-se dos materiais necessários e também do seu bom gosto e senso de estética para montar desenhos originais e que combinem com o estilo de decoração da casa.
Espelhos, mesinhas de centro, mesas de varanda, cadeiras, molduras de quadros e outros itens ficam perfeitos e muito sofisticados quando enfeitados com o mosaico. Hoje em dia, todas as lojas de decoração vendem móveis e peças com mosaico, mas você também pode produzir objetos com essa arte moderna e só precisa de alguns azulejos coloridos, troques de mola, cola branca, rejunte, óculos e luvas de segurança. Se a superfície da peça ou móvel for irregular, utilize uma lixa média para nivelar a face do mobiliário.
Após cortar os azulejos em pequenos pedaços com o alicate, monte os desenhos e cola os azulejos com a cola especial. Se desejar, pode passar massa corrida entre os azulejos para uniformizar a superfície, retirando os excessos. Então é só passar verniz para conferir mais brilho ao desenho de azulejos e está pronto! Vale lembrar que as peças em mosaico são bem caras nas loja, afinal dá um trbalho e tanto cortar os pedaços de azulejos. Mas se você tiver um tempinho sobrando em casa e desejar praticar alguns trabalhos manuais, essa é a hora de começar.
Atualmente o mosaico está sendo aplicado até mesmo em banheiros, utilizando pastilhas de revestimento que formam desenhos interessantes. O intuito é sempre transformar a decoração em novo novo, moderno, chique e elegante. O mosaico também pode ser feito com outros materiais, que não sejam azulejos, por exemplo: conchas, vidro, cerâmica e mármore. Seja qual for o tipo de matéria-prima, o intuito do mosaico é formar desenhos em painéis, uma forma criativa e divertida de enfeitar o ambiente!