Você sabe como verificar se a madeira de seus móveis planejados são de qualidade? Não é tão difícil e você pode aprender a conhecer a qualidade dos seus móveis sob medida e planejados prestando atenção ao tipo de madeira que foi utilizada para a confecção do mobiliário, o acabamento e como a peça é construída. A forma como uma peça é confeccionada pode contribuir para a sua beleza, funcionalidade, praticidade e durabilidade.
Primeiro, o tipo de madeira que usada tem muita influência sobre quanto tempo vai durar o seu mobiliário. Ela pode ser feita de madeira maciça, compensado ou fórmica. Geralmente, o mobiliário de qualidade é feito de madeiras provenientes de árvores de folha caduca como o carvalho, mogno, imbuia, madeira de nogueira, cerejeira e bétula. Mas hoje também existe uma preocupação muito grande com a preservação do meio ambiente, por isso, madeiras certificadas pelas empresas de móveis são essenciais para garantir uma compra de qualidade, sem aferir o meio ambiente.
Mobílias mais modernas raramente são construídas com madeira maciça. Elas são produzidas com MDF, fórmica e compensados. Alguns materiais são mais resistentes duráveis que outros, por isso, antes de encomendar seus móveis planejados de cozinha, banheiro e dormitório, confirme a qualidade dos móveis com o vendedor ou com quem entenda do assunto, por meio de revistas e sites de decoração. Os arquitetos são ótimas fontes de informação para tirar quaisquer dúvidas que fiquem na cabeça dos consumidores.
O acabamento dos móveis também diz tudo sobre a qualidade do material com que eles foram feitos. Preste atenção ao brilho da madeira, ao acabamento das peças, como gavetas, portas e puxadores. As gavetas devem deslizar facilmente, sem ser necessário forçar sua abertura. Ao abrir as portas, verifique se elas rangem com o movimento. Isso não deve acontecer e se acontecer, pense bem antes de investir e procure pesquisar mais em diferences lojas especializadas em móveis planejados.