Grande parte das pessoas pensam em mobiliar sua casa com móveis planejados e sob medida, priorizando áreas como a sala, banheiro, cozinha ou quartos. E acabam se esquecendo de uma parte muito importante da casa, que é a varanda. Esse espaço precisa ser tão aconchegante e funcional como o resto da residência, com móveis que garantem um ambiente moderno ou rústico, mas que ofereça conforto e bem-estar aos moradores e visitas. Para isso, tanto a beleza dos móveis planejados para varanda como apraticidade e durabilidade devem ser levadas em conta, afinal, nada melhor do que passar algumas  horas do dia lendo ou ouvindo música num local gostoso e agradável.
Conforto e segurança são palavras-chave quando falamos em mobiliário para varanda. Pela mesma razão, os braços da cadeira devem estar na altura certa para que possa manter sua postura. Verifique também se o tamanho da cadeira é ideal para você, pois muitos estilos de cadeiras são muito altos, o que que faz com que as pessoas mais baixas não consigam apoiar os pés no chão, causando sérios problemas de coluna. Verifique o material com que as almofadas são feitas, e teste-as para se certificar de que eles têm estofo suficiente. Ao pensar sobre o estilo de mobiliário exterior que você gostaria de ter em sua casa, é importante considerar a manutenção dos móveis sob medida. Os móveis de madeira sob medida requerem cuidado tão especial quanto os móveis sob medida em aço ou alumínio, com produtos para limpar e lustrar o mobiliário, garantindo a beleza deles por mais tempo.
Se você optar por móveis de alumínio, tenha a certeza de que você poderá contar com móveis muito mais duráveis, resistentes e fáceis de limpar, basta apenas passar água e sabão e pronto, seus mobiliário ficará limpo para uso.  Outros materiais como aço e ferro também são fáceis de limpar, porém a manutenção deve ser mais bem planejado, afinal esse tipo de material pode enferrujar com o tempo, especialmente porque ficam ao ar livre, com vento, sol e chuva. Mas, se preferir, poderá pintá-los com tintas especiais, que conferem maior proteção aos seus móveis de aço planejados. Se você comprar móveis em aço já pintados, muitos fabricantes costumam fornecer alguns retoques de pintura sobre as áreas onde tenha ocorrido alguma corrosão.