Em todo o tipo de festa, as músicas exercem papel fundamental para animar os convidados e fazer a cerimônia de casamento tornar-se inesquecível para todos, especialmente para os noivos. Para isso, alguns cuidados são básicos, como a escolha dos músicos e do repertório de canções. Lembrando sempre que as canções representam a alma da festa e devem combinar com o estilo  dos noivos e de preferência que sejam canções que os noivos adoram e que marcaram suas vidas. A música ao vivo em casamentos é algo maravilhoso, porque faz com que todos os convidados entrem no espírito da festa e se soltem com muita alegria e descontração.
Mas para contratar músicos que se apresentem ao vivo, são necessários alguns cuidados extras no planejamento desse item. primeiro, defina bem qual será o estilo da cerimônia de casamento. Só assim poderá escolher o que mais combina com seu evento, se é melhor contratar bandas, DJ´s, coral ou orquestras. Estes últimas são mais indicados para enlaces mais tradicionais e formais. Já as bandas são perfeitas para casamentos informais, com festas personalizadas, na praia, campo, clubes e baladas.
Antes de contratar os músicos, verifique qual o espaço disponível no local da celebração. Se o ambiente for pequeno, escolha um número reduzido de músicos, para comprometer o visual da apresentação. Já locais maiores pedem um grupo maior, para oferecer mais descontração ao público. Verifique também a acústica do ambiente, principalmente em locais abertos. Se os músicos de bandas ou orquestra forem utilizar muitos instrumentos, confirme com a assessoria de local da festa se há estrutura para instalar todos os equipamentos de áudio, vídeo, telões, som e iluminação para casamento.
Um outro detalhe quase sempre esquecido pelos noivos ou profissionais das assessorias de eventos é procurar saber se próximo ao salão de festas onde será realizado o casamento há muitas residências. Isso porque não se pode deixar de lado a lei do silêncio, que vigora a partir das 22 horas. Se esse for o caso, o ideal é que a assessoria obtenha autorização de órgãos competentes para que a festa pode ter música em volume mais alto até o horário pré-estabelecido, sem que incomodem os vizinhos e também agradem os convidados do evento.