Ao decidir sobre a música sacra para o casamento, um pouco de criatividade e originalidade podem ser fundamentais na escolha do repertório na cerimônia religiosa. A música deve servir de cenário para o amor, a união e a alegria do casal em um momento tão especial e, muitas vezes, as canções refletem as crenças religiosas do casal. A forma mais apropriada de selecionar as canções sacras pode variar muito de casal para casal, apesar de haver algumas tradições que persistem até hoje.
Alguns casais gostam de seguir a tradição ao pé da letra, enquanto outros preferem adicionar o seu gosto pessoal com diversidade de músicas eruditas e canções mais populares. A marcha nupcial é sempre uma das mísicas de cerimônia de casamento mais tocas e está entre as prediletas dos casais. Ave Maria também é um exemplo de música que, para muitos noivos, não pode faltar durante a entrada da noiva na Igreja. De qualquer forma, o ideal é que os nubentes saibam selecinar um repertório que combine com o cerimonial de casamento e que traduza os seus sentimentos, além de refletir a história de amor do casal.
Sabemos que há uma extensa lista de canções que podem ser tocadas no casamento e, por esse motivo, sempre surgem dúvidas com relação as que melhor simbolizam a união dos enamorados. Uma dica importante é pesquisar em sites especializados e procurar indicações com amigos, parentes e pessoas entendidas no ramo, como os organizadores de festas, assessorias de casamento ou produtores musicais. A contratação de empresas de assessoria ou de uma equipe de produção musical auxilia os casais em todos os procedimentos ligados à contratação de bandas, seleção de repertório e outras tarefas.
Uma dica sempre bastante importante é que o casal converse com o pároco da Igreja para saber quais são as canções são permitidas, pois algumas só aceitam músicas sacras e outras paróquias, mais modernas, permitem que se toque canções mais populares. Conferir a acústica do ambiente é outro detalhe que não pode escapar aos olhos do casal, pois isso garante o sucesso da celebração.