É difícil tomar decisões em relação à música do casamento cristão, e essa decisão deve sempre ser tomada por noivos e pelos músicos contratados, sejam coral ou orquestra para casamento, especialmente se levarmos em conta que as escolhas são totalmente pessoais. As canções do casamento cristão refletem uma longa tradição estabelecida e raízes profundas da música e da religião, além de como a maior parte dos hinos de cerimônias de casamento fazem parte de uma cerimônia de casamento na Igreja cristã.
Grande parte dos casais escolhem hinos ou músicas sacras e eruditas que louvem a Deus por seu amor ou que que peçam bênçãos sobre seu amor e relacionamento, desejando toda a proteção para uma união eterna, repleta de alegrias para o casal e para seus futuros filhos. Uma orquestra de casamento ou um coral de vozes executa muito bem as canções sacras em Igrejas ou outros templos e são boas opções para os casais que já planejam seu casamento. O repertório selecinado pelo casal para o enlace matrimonial deve refletir o gosto pessoal de ambos os noivos e ser de conhecimento dos músicos.
Uma outra dica é pedir sugestões de canções cristãs ao pároco ou vigário da Igreja, pois eles sempre possuem ótimas ideias, uma vez que celebram diversos casamentos com frequência.
Por se tratar de casamento em igreja, o casal não pode esquecer de confirmar com os responsáveis pelo local sobre todos os aparatos que podem ser instalados na Igreja, quais equipamentos de som são permitidos e quantos músicos cabem no altar, ou outro local apropriado para eles. A acústica do ambiente faz toda a diferença em relação às canções, que ganham muito mais charme e emoção, arrancando suspiros de todos os convidados.