As músicas para recepção de casamento podem garantir o sucesso da festa ou seu fracasso e, por isso, o repertório e a banda devem ser escolhidos a dedo, satisfazendo tanto os anfitriões quanto os convidados. Então, assim que você encontrar os músicos perfeitos para sua festa, é fundamental selecionar as canções para a recepção de uma forma bem sucedida. São as canções que vão animar e descontrair o público no evento, por isso as músicas  de casamento devem contemplar pessoas de todas as idades, com ritmos que vão desde o Rock dos anos 60 aos ritmos mais contemporâneos.
Explique aos músicos o que você está pensando em termos de seleções musicais e veja se eles corresponder às suas expectativas. Se há uma música que você realmente deseja incorporar ao repertório e eles não sabem disso, converse com os produtores musicais e procure saber se estão dispostos a aprender e a fazer muitos ensaios. É muito importante que todos estejam de acordo com relação ao repertório, especialmente se as canções pedirem o uso de muitos instrumentos.
A recepção do casamento é um dos pontos altos da festa de casamento, por isso, os músicos já têm de estar presentes quando os convidados chegarem. Por isso, é sempre aconselhável que eles sejam informados a respeito de todos os horários, para que não haja atrasos. Outro detalhe que o casal deve lembrar ao contratar a banda é pedir pelo menos dois cantores, um oficial e outro reserva, caso o primeiro tenha algum contratempo e não possa cumprir com seu compromisso.
Por fim, na hora de acertar o contrato da banda ou produção musical, verifique todas as cláusulas, quantidade de músicos que estarão presentes, equipamentos usados e nomes dos componentes da banda. Se você precisar da banda por mais tempo em seu evento, deixe isso claro no contrato, especialmente porque precisará acertar o pagamento dos honorários extras dos músicos. Claro que os noivos sempre preferem profissionais para atuar no dia mais importante de suas vidas, mas se o orçamento já estiver curto, uma boa opção pode ser as bandas universitárias. Além de serem muito talentosos, possuem uma faixa de preços mais baixa, sem cair na qualidade do som.