Um designer de móveis é uma pessoa que projeta mobiliário de madeira ou metal. Os designers de móveis são responsáveis pelo desenvolvimento do projeto até chegar ao resultado final, criando móveis modernos, tradicionais, arrojados, funcionais e práticos. Hoje, o mercado de trabalho é mujito receptivo para este tipo de profissional, que conta com muitos cursos para se especializar. Eles são muito importantes não só para conceber móveis planejados e sob medida, mas também para projetar todos os tipos de mobiliários, desde sofás, estantes, cadeiras, mesas e outros objetos que usamos em casa e no trabalho.
Eles oferecem um design personalizado e exclusivo para cada peça, seguindo as diretrizes de design previstas para os diferentes tipos comuns de mobiliário. Os móveis planejados e sob medida confeccionados pelo designer de móveis visa sempre atender às necessidades dos clientes, contribuindo para formar um ambiente mais moderno e aconchegante, levando em conta a segurança das pessoas e a beleza do ambiente. Para planejar um mobiliário, o profissional considera a estatura do usuário, peso do corpo e também a decoração do ambiente, para que tudo fique na mais perfeita harmonia.
Os conhecimentos adquiridos pelos designers de móveis durante o curso são úteis em seu trabalho, uma vez que as regras são válidas independentemente do design que estão usando.
Os planos e planejamentos do designer de móveis devem ter desenhos detalhados para mostrar o tamanho e como as peças serão colocadas e organizadas dentro de cada cômodo. A lista de material usada por este profissional também é importante nesse planejamento. Isso garante mais qualidade aos móveis planejados pelo designer, dando ótimos resultados finais.