O valet park, estacionamento com serviço de manobrista, é um serviço oferecido por alguns restaurantes, lojas e outras empresas, especialmente em ocasiões de eventos e festas com grande número de pessoas. Em contraste com a "auto-parking", onde os clientes procuram estacionamento por conta própria, os veículos dos clientes são estacionados para eles, sob a responsabilidade de manobristas experientes e treinados para atender bem aos clientes. O valet park pode ser pago pelo cliente ou ser um serviço de cortesia de alguns estacionamentos.
O serviço de valet park pode ser disponibilizado em vários estabelecimentos, independentemente do número de pessoas que circulam no local. Em casos de casamento, por exemplo, o ideal é que o casal pergunte ao bufê se há algum convênio com estacionamentos com manobristas, que possam atender aos convidados com mais conforto e segurança. Em seguida, listamos alguns estabelecimentos comerciais onde você possa usufruir do serviço de valet park:
Teatros – Alguns teatros em cidades grandes contam com convênios com estacionamentos que oferecem o valet park. Muitas vezes, esse serviço é oferecido gratuitamente aos clientes, que pagam apenas o tempo em que o veículo ficou parado no local.
Bufês – Muitos bufês incluem o valet park no pacote, oferecendo esse serviço de forma eficaz, com conforto e comodidade aos convidados da festa.
Restaurantes e bares – Em grande centros metropolitanos como São Paulo e Rio de Janeiro, o valet park é oferecido pelos restaurantes e bares mais requintados, como forma de proporcionar uma vantagem a mais aos seus clientes.
Hotéis – A maioria dos hotéis possuem o serviço de estacionamento com manobrista aos seus hóspedes, e os valores já estão inclusos no pacote.
Aeroportos – Alguns aeroportos possuem convênios com estacionamentos próximos ao local, com o valet park disponível a todos.