O grande dia do casamento fica ainda mais marcante e deslumbrante para o casal e para todos os presentes quando as músicas são tocadas por orquestras de casamento. Em casamentos tradicionais e mesmo nos mais modenros, há casais que não abrem mão de músicas tocadas por orqustras de casamento, uma vez que as vozes do coral misturadas ao sons de instrumentos musicais como clarinetes, clarins, harpas, violinos e flautas fazem toda a diferença na ocasião. Esse conjunto de voez e instrumentos pode ser capaz de transformar uma festa de casamento em um dia inesquecível para todos.
O ideal é que o casal, se fizer a opção por contratar, comece a busca por uma orquestra para casamento, o quanto antes. Em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte há algumas orquestras que tocam em casamento, mas como elas sempre têm a agenda repleta de compromissos, é melhor que o casal se apresse e pesquisa algumas equipes de músicos e produtores musicais em sites e revistas de noiva, que sempre apresentam diversas sugestões.

Para que tudo saia como o planejado pelos noivos, a orquestra contratada deve ter o perfil da festa de casamento e apresentar um repertório de músicas que combine com o estilo da celebração. O casal, por sua vez, pode e deve contribuir com outras sugestões de canções, aquelas que marcaram a história de amor do casal, por exemplo. E mesmo que os músicos da orquestra não conheçam as canções, eles precisam ter tempo o suficiente para ensaiar os ritmos.
Um outro detalhe é confirmar com a Igreja ou recinto onde será realizada a cerimônia de casamento se o local possui uma boa acústica para o som dos instrumentos. Em algumas Igrejas, orquestras não podem tocar por causa dos vitrais e mosaicos de vidro. Uma dica importante e essencial é conversar com o pároco da Igreja para saber quais são os estilos de canções permitidas, já que algumas só permitem que se toque músicas eruditas e sacras. O espaço reservado na Igreja ou local do evento é outro fator a ser considerado, pois haverá uma grande quantidade de músicos e instrumentos, além de telões e outros aparelhos e não seria nada agradável todos apertados em um canto.
Prestando atenção a todos esses detalhes, certamente sua festa de casamento contará com momentos deslumbrantes, com músicas inesquecíveis e com elogios maravilhosos!