Com o avanço dos estudos sobre o chá nas últimas décadas, especialmente do chá verde, verificou-se que essa bebida tem se tornado febre entre as pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida, sobretudo por quem deseja emagrecer com saúde e também evitar algumas doenças, como as cardiovasculares, por exemplo. Há muito tempo conhecida por seus benefícios à saúde no Japão e na China, pessoas de todo o mundo têm provado dos benefícios do chá verde por milhares de anos. O chá verde é produzido a partir da planta Camellia sinensis, mesma planta que produz os chás preto e oolong. O que faz a eficácia do chá verde é o seu método de produção: as folhas frescas da planta Camellia sinensis são cozidas para a produção do chá, que pode consumido em forma de infusão ou utilizado em cápsulas vendidas em farmácias e drogarias.
A planta Camelia Sinensis, ingrediente do chá verde, conta com uma substância chamada EGCG, um poderoso antioxidante. Este antioxidante tem sido utilizado para prevenir e tratar uma variedade de cânceres, incluindo câncer de mama, estômago e câncer de pele. Extratos de chá verde e o próprio chá verde também são usados para melhorar a agilidade mental, ajudando na perda de peso, ativação do sistema imunológico e redução dos níveis de colesterol e protegendo a pele dos danos provocados pela intensa exposição aos raios solares, algo tão comum nessa época do ano com a chegada do verão.
O chá verde contém níveis mais elevados de flavonóides, poderosos antioxidantes que ajudam o corpo a se livrar de radicais livres. Os radicais livres que circulam no organismo têm sido associados às doenças cardíacas, certos tipos de câncer e doenças degenerativas. Os antioxidantes como os flavonóides neutralizam os radicais livres e os impede de causar danos à estrutura das células do corpo, como o envelhecimento precoce. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, auxilia na prevenção de doenças circulatórias por conter boa dose de tanino. O consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.