A pátina é um efeito rústico e requintado muito empregado em todos os tipos de móveis de madeira para deixá-los com aspecto envelhecido, e está na última moda em decoração de interiores. Essa técnica deve ser aplicada, de preferência, somente em mobiliário de madeira, uma vez que em outros materiais não se observa o mesmo resultado. Algumas marcenarias trabalham com pátina envelhecida em madeira, mas se você deseja inovar na decoração de sua casa sem gastar muito, saiba que com os materiais corretos é fácil produzir suas próprias peças em pátina. E o melhor: o passo-a-passo é rápido e os materiais são comprados em lojas de artigos de artesanato ou na loja de material de construção mais próxima de sua casa.
A primeira dica para fazer você mesma a pátina no seu móvel é lixar toda a madeira com lixa fina ou média, comprada em casas de material para construção. Caso você observe algumas irregularidades da madeira, coloque um pouco de massa corrida para nivelar e lixe novamente. Em seguida, esfregue um pedaço de vela por toda a superfície do móvel para que a lixa escorregue com maior facilidade. Após passar a vela por toda a face da madeira, comece a pintá-la com a tinta à base de água fosca no tom que você deseja para pano de fundo do mobiliário. Uma sugestão importante: dependendo da extensão do móvel, você pode utilizar um rolinho para peças maiores ou pincel para pintar madeira em superfícies menores.
Para que a tinta fique bem uniforme, o ideal é que passe três de mãos, assegurando a homogeneidade da cor. Após secar, então chegou a hora de aplicar a tinta fosca à base de água colorida, que dará o contraste da pátina com a cor de fundo. Depois é só aplicar o verniz à base de água fosco ou com brilho, de acordo com o seu gosto pessoal, para impermeabilizar a pintura, o que possibilita a limpeza do móvel sem que a tinta descasque. Um detalhe importante no passo-a-passo da pátina é observar o veio da madeira, pintar e lixar o móvel sempre no mesmo sentido para não estragar o efeito da pátina clássica.
Se você desejar obter um fundo em tom escuro e a madeira já for escurecida, então é só repetir o mesmo procedimento com relação ao lixamento da peça e da aplicação da vela e, em seguida, pinte a madeira com a tinta na coloração escolhida para conseguir um belo efeito de envelhecimento do mobiliário. Quem nunca trabalhou com essa técnica artística pode treinar em objetos menores, como porta-retratos, molduras de quadros, enfeites de madeira, espelhos e outros adereços que possibilitem a utilização da pátina.