As festas de 15 são mágicas, em que as debutantes se tornam verdadeiras princesas, com tudo aquilo a que elas têm direito. Durante todos os preparativos para o baile de debutante, são tantos os detalhes que precisam ser planejados que o ideal mesmo é que tudo comece a ser organizado com meses de antecedência. Além do buffet, empresa de foto e filmagem, salão de festas, vestido e outros itens, o penteado para 15 anos é algo essencial para compor a beleza da aniversariante.
Na grande maioria das vezes, as garotas e mesmo suas mães não se preocupam tanto com uma ideia de penteado, mas isso é o que dá o tom de charme à debutante. O penteado, necessariamente, precisa seguir três conceitos: combinar com o estilo da menina, harmonizar com o formato do seu rosto e se enquadrar perfeitamente no modelo de vestido e no tipo de festa que se está organizando. Então, assim que a menina encontrar o modelo perfeito de vestido de 15 anos, ela já pode começar a pensar em um modelo de penteado, tradicional ou moderno, para valorizar ainda mais sua beleza.
Em revistas de moda e sites, as garotas podem conhecer diferentes tipos de pentedos para debutantes e escolher aquele que ela mais gostar. Em salões de beleza, os cabeleireiros também são ótimos conselheiros e contam com uma infinidade de evistas com modelos de penteados para ajudar as debutantes a se decidirem. Os acessórios do penteado são adereços que conferem mais elegância à debutante, mas devem ser muito bem definidos para não pesar  na composição, causando um verdadeiro exagero na imagem da menina. Esse mesmo cuidado serve para a maquiagem e sapato.