camisinha estourou? Esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional? Não fez uso de nenhum outro método contraceptivo durante a relação sexual? Bem, a saída para tudo isso pode ter um nome bem diferente: pílula do dia seguinte. Esse tipo de método contraceptivo é usado por muitas mulheres na tentativa de evitar a gravidez indesejada quando se esquecem ou ficam impossibilitadas de utilizar qualquer outro método. Vale ressaltar que essa pílula é considerada um anticoncepcional de emergência, pois tem altas concentrações de hormônio e deve ser tomada logo após a relação sexual, ou dentro de um prazo de 72 horas para ter o efeito esperado.  
Dependendo da marca do medicamento, a mulher precisa tomar de um a dois comprimidos, propiciando um resultado seja eficaz e sem riscos de fecundação do óvulo. A maioria dos médicos ginecologistas receita esse tipo de medicamento apenas em algumas situações especiais, como no caso de violência sexual ou falha dos métodos anticoncepcionais usados pelo casal, mas nunca deve-se fazer uso da pílula do dia seguinte como forma de contraceptivo frequentemente. Ela também não serve para impedir o contágio pelas doenças sexualmente transmissíveis, o que só pode ser conseguido com o emprego da camisinha. Grande parte dos casais se preocupa apenas com a gravidez indesejada, mas se esquece de que as DST’s são doenças graves e algumas são bem difíceis de serem curadas, ocasionando infertilidade, entre outras sequelas.
Mesmo com a alta dose hormonal, a pílula do dia seguinte é metabolizada pelo organismo de forma rápida, geralmente depois de 24 horas após sua ingestão. É comum que aconteçam alguns sangramentos depois de tomar o contraceptivo, como se fosse a menstruação, mas em quantidade bem menor. Isso varia de mulher para mulher. O ideal é que a pílula seja tomada independentemente de a mulher se encontra ou não no seu período fértil. Como fica difícil fazer o controle pela tabelinha, muitas mulheres se perdem e contam os dias de forma errada. Então, se houver a real necessidade de usar a pílula de emergência, faça isso mesmo sem levar em conta seu período fértil.