O uso contínuo do protetor solar se tornou indispensável quando vamos à praia, ao clube ou mesmo quando só vamos dar uma voltinha pelo parque. Isso porque os raios UVA e UVB estão por toda a parte e a proteção quando esses agentes nocivos para a pele é uma recomendação primordial feita por médicos dermatologistas. Os médicos fazem um alerta à respeito da exposição excessiva ao sol em horários de pico, pois causam câncer de pele e também o envelhecimento precoce.
O fator de proteção solar mais indicado para quem tem pele bem clara é o fato 60, já para as peles mais morenas o fator 30 já traz bons resultados. Fator 15 a 20 são mais eficazes em peles negras, que não precisam de um fator mais alto de proteção, embora seja sempre recomendável que pessoas de pele negra nunca deixem de usar filtro solar. Para manter sua pele sempre saudável e bonita, longe das rugas, manchas, melasmas e outras doenças mais graves, abuse do uso de bonés e chapéus e, quando for à praia, prefira ir antes das 10 horas da manhã ou quatro horas da tarde. Nesse período, a incidência de raios solares está mais fraca, mas nem por isso você deixará de obter um bronzeado muito especial, bonito e durável.
Algumas mulheres até preferem lançar mão de cremes autobronzeadores para manter a pele sempre morena, sem os riscos de queimaduras de sol. Essa dica é bacana para as mulheres, homens e crianças de pele mais branquinha, pois vão conquistando um bronzeado gradativamente sem que seja necessário ficar tanto tempo exposto aos raios solares. Nas lojas de cosméticos e farmácias especializadas são encontrados protetores solares de todas as marcas, desde fábricas nacionais até as marcas internacionais. Mas o mais importante é que não se esqueça de aplicar o filtro solar a cada duas horas, especialmente se for tomar banho de mar ou piscina. Nesse caso, aplique mais uma camada de filtro assim que sair da água. Lembre-se: pele protegida é pele muito mais bonita!