Há alguns séculos, as pessoas usavam especiarias e sal para conservar alimentos, mas os tempos mudaram, a tecnologia chegou, se aprimorou e hoje, em pleno século 21, as geladeiras ou refrigeradores são os eletrodomésticos empregados na conservação e refrigeração dos alimentos em nossas casas e estabelecimentos comerciais. Mesmo as residências mais humildes têm um refrigerador moderno e cheio de atrativos, ou seja, esses eletrodomésticos, além de funcionais, são equipamentos indispensáveis na cozinha. Isso se deve ao fato de existirem inúmeros modelos diferentes e com tanta tecnologia.
Se até alguns anos atrás os refrigeradores tinham apenas um compartimento para gelar os alimentos e bebidas, hoje possuem dispenser de água na porta da geladeira, sem ser necessário abrir a porta do eletrodoméstico para pegar a garrafa de água. Geladeiras em aço inox, com congeladores, acabamento fino e elegante, refrigeradores duplex, compactos e de titânio com LCD são apenas alguns dos inúmeros modelos modernos e arrojados de refrigeradores que podemos ter em nossas casas. Em praticamente todas as lojas de departamentos e estabelecimentos especializados, sem contar os sites, é possível encontrar geladeiras com muita tecnologia para fazer do nosso dia-a-dia algo mais prático e funcional.
Vale ter em mente que os fabricantes de refrigeradores de marcas nacionais e importadas estão projetando seus produtos de forma que não afetem o meio ambiente. A maioria dos fabricantes confecciona os refrigeradores com selos indicadores de quanto consomem de energia elétrica. Esse detalhe é extremamente importante para os consumidores, afinal todos gostam de saber se o produto propicia o consumo de energia com economia para o bolso dos clientes. Então, ao adquirir qualquer tipo de eletrodoméstico, o ideal é sempre consutar a tabela do Inmetro e o selo que acompanha os produtos, especificando quanto cada faixa consome de energia.
Além das geladeiras de uma e duas portas, o frigobar também é um modelo de refrigerador perfeito para ambientes pequenos. Os frigobares gelam alimentos e bebidas de uma forma bastante eficaz e ocupando um espaço bem menor do que os refrigeradores convencionais. Mais baratos e produzidos com materiais duráveis que conferem muito charme e elegância a eles, esses eletrodomésticos estão em todas as lojas especializadas.