Em festas de casamento formais ou mais despojadas, existem regras de etiqueta a serem seguidas e respeitadas em relação ao bolo de casamento. Pela sua tradição e significado no casamento, o bolo de noiva decorado deve ser exibido em uma mesa bem decorada, cercada de docinhos e salgadinhos ou mesmo colocado em uma mesa central, separado dos demais quitutes. Sua posição na mesa deve ser definida de uma forma que não bloqueie a visão dos convidados e forme um belo cenário para o brinde do casal recém-casado. O corte do bolo artístico de noiva é feito com uma faca ou espátula em prata, podendo conter o nome do casal gravado no metal dos utensílios.
A etiqueta do bolo de noiva exige que o bolo seja cortado no momento certo durante a recepção de casamento. Isso vai depender do tipo de recepção que você planejou junto ao seu noivo e com o apoio da empresa de assessoria de casamento. Se é um tipo de cerimônia de casamento informal, como um chá ou coquetel, então você pode cortar o bolo de casamento após os convidados serem recebidos no salão de festas e depois do discurso dos noivos. Em uma cerimônia de casamento formal e bem tradicional, o bolo é cortado após a recepção principal do almoço ou o jantar servido.
O corte do bolo de casamento é anunciado a todos os convidados pelo cerimonialista de casamento. A mão direita do noivo une-se à mão direita da noiva, e juntos eles cortam o bolo de casamento personalizado. A primeira fatia é entregue pelo noivo à sua noiva, e, depois, a noiva serve seu marido. O bolo de casamento é então levado pelos garçons até a cozinha, onde será cortado em fatias para ser servido aos demais convidados. O bolo é então servido ou é usado como lembrancinhas de casamento acondicionadas em pequenas caixinhas entregues aos convidados em forma de minibolos de casamento.