Em qualquer estilo de festa, as múcias é que dão o tom de emoção e descontração ao evento. E quando se trata de comemorações importantes como casamentos e bailes de debutante, as músicas, tal como os demais itens envolvidos nos preparativos, devem ser escolhidas com todo o cuidado e carinho, geralmente seguindo o gosto da debutante, com canções que marcaram sua infãncia e adolescência.
Uma das primeiras coisas a se definir com relação às músicas para festa de 15 anos é se serão contratados DJ´s ou bandas. Orquestras e corais também são ótimas opções, apesar de serem mais indicadas para eventos clássicos, os corais e orquestras são pereitos para tocar a valsa de 15 anos. Mas para animar os festejs, o melhor mesmo é contar com os ritmos tocados pelas bandas, com repertórios que levantem os convidados, mesmo os mais velhos.
Após escolher o estilo dos músicos que serão contratados para sua festa, o próximo passo é selecionar todo o repertório de canções para o festa de debutante. É primordial lembrar que, embora a maioria dos convidados seja de jovens, pode haver também crianças e idosos. Por esse motivo, o repertório precisa contemplar os gostos de todas as pessoas presentes, com ritmos que vão do rock ao pop, do MPB ao pagode. As músicas dos anos 60, 70 e 80 são sempre escolhidas, pois não há quem consiga ficar parado ouvindo batidas tão dançantes. Então, não deixe de colocar na sua lista algumas canções desse estilo.
Uma outra dica super importante tem a ver com a infra-estrutura do local escolhido. Procure sempre conhecer bem o local escolhido para realizar o evento e saber se tem capacidade suficiente para comportar bandas, DJ´s ou corais, principalmente dependendo do número de músicos contratados e da quantidade de equipamentos que serão utilizados, incluindo telão, aparelhagem de som e iluminação e áudio.