Considerado um dos sete sacramentos, ou canais para a graça de Deus, a cerimônia de casamento é um assunto sério na Igreja Católica, cheio de profunda espiritualidade e simbolismo muito rico e diversificado. A cerimônia religiosa de casamento na igreja católica possui vários rituais que foram surgindo ao longo dos séculos. Para os mais curiosos, explicaremos alguns desses ritos. Ritos iniciais no casamento católico começam com uma oração de abertura pelo padre, que cita os nomes do casal, pedindo as bênçãos de Deus no dia do casamento.
Em seguida vem a Liturgia da Palavra, em os leitores (geralmente membros da família) leem passagens bíblicas selecionadas pelo casal e pré-aprovada pelo sacerdote, seguido de um breve sermão sobre o casamento dada pelo sacerdote. Após, vem o Rito matrimonial. No rito, toda a congregação assiste ao casal, declarando seu compromisso um com o outro.
Depois dos votos de amor e compromisso, o sacerdote abençoa o casal, junta as mãos de ambos e pergunta a famosa frase conhecida por todos: "Você aceita (noiva / nome do noivo) como sua legítima esposa / marido, para ter e manter, a partir deste dia, para melhor ou para pior, para riqueza e na pobreza, na doença e na saúde, amor e carinho até que a morte os separe? "
Em seguida, ocorre a troca de alianças, em que o noivo dá o anel da noiva para o padre, que o abençoa e o devolve ao noivo para colocar no dedo da noiva. Em seguida, a dama de honra entrega a aliança do noivo para o padre, que abençoa e a aliança para a noiva para colocar no dedo do noivo.
Cada um pode dizer: "Eu levo este anel como um sinal do meu amor e fidelidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Se a cerimônia ocorre sem uma missa, a cerimônia termina com bênção nupcial e uma oração final do sacerdote. Ele então diz a congregação. Finalmente, o sacerdote recita uma oração, celebração e bênção nupcial pedindo força e proteção para o casal. Em alguns casamentos católicos, a noiva coloca flores no santuário da Virgem Maria como músicos tocam "Ave Maria". Este ritual pode ser feito antes ou após a procissão do recessional.