As mulheres mais baixinhas sabem da dificuldade que é encontrar roupas de festas que fiquem perfeitas sem ser necessário algum tipo de ajuste. A grande maioria das lojas de roupas femininas possui trajes em tamanho padrão, ou seja, para mulheres com estatura mediana. Mas isso não é desculpa para não se vestir de forma elegante, moderna e arrojada, pois algumas lojas de roupas femininas sociais e de gala vendem trajes mais ajustados às mais baixinhas, com peças que valorizem seu perfil e que realcem o que elas têm de mais bonito.
Se você tem dúvidas sobre qual modelo de roupa fica perfeito para sua estatura, peça a orientação da atendente da loja, ou confira sugestões de estilistas de moda em sites e revistas especializadas em moda. Para facilitar, selecionamos algumas das dicas mais comuns para que as baixinhas arrasem nas festas com roupas muito femininas e elegantes, sem errar na composição.
As mais baixinhas devem evitar usar saias muito curtas, especialmente se tem pernas mais roliças, tecidos estampados ou com listras horizontais, calças jeans com bainha virada, pois encurtam ainda mais as pernas, pregas volumosas, calças pantalonas e blusas compridas para fora da calça. Vestidos marcados na cintura e de comprimento mais longos também devem passar bem longe do guarda-roupa das mais baixas.
Em compensação, uma das primeiras dicas de roupas para baixinhas é que elas podem abusar de saias retas, com comprimento na altura dos joelhos, blusas em tom sobre to com as saias, tecidos lisos e de cores discretas, sem estampados exagerados, vestidos modelo tubinho, em cor única e um pouco acima dos joelhos, mas não curtos. Roupas com tecido strech deixam o perfil mais esguio e caem muito bem em calças, blusas e saias.