As roupas infantis para festas são verdadeiros mimos e fazem das crianças verdadeiros príncipes e princesas, com calças sociais, camisas, vestidos e batas para compor um belo visual para as crianças. A moda infanto-juvenil para o verão 2009/2010 quase que segue o mesmo padrão dos adultos: roupas mais leves e coloridas. Para as crianças, os adereços nos vestuários são mais que permitidis, afinal é isso que dá charme ao traje.
Quem mora em grandes centros como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto  Alegre e outras cidades pode encontrar diversas lojas especializadas em roupa de festas para crianças, com diferentes modelos de calças sociais, calças jeans, bermudas e camisetas para os meninos e blusas, saias, batas, calças e vestidos para as garotas. Dependendo do estilo de festa, as roupas formais, como smokings e vestidos, são facilmente encontradas em lojas do ramo e locadoras de trajes sociais infantis. Aliás o aluguel de roupas infantis para festas é muito usual ultimamente, afinal, os ateliers procuram atender bem seus clientes, disponibilizando produtos para todos os gostos e tamanhos, sem falar nos preços.
Em festas sociais mais formais, as meninas podem usar e abusar de saias e vestidos estampados, floridos, com muitos ornamentos, brilhos e laços. Já os garotos ficam mais belos e elegantes com ternos apropriados para a idade, em tons bem claros. Já nas festas informais, tipo aniversário e comemorações em família, bermudas, calças, camisetas e vestidos de tecido leve são mais apreciadas pelas criançada e são peças que não devem faltar no guarda-roupas deles.