O Black Tie é um estilo mais formal de vestimenta para festas sociais de gala, em que os trajes mais marcantes para os homens são os smokings e, para as mulheres, os vestidos longos ou longuetes. Geralmente, as festas Black Tie acontecem à noite, já que o período confere muito mais charme e elegância aos convidados da festa. Como as festas Black Tie são muito sofisticadas e pedem trajes bastante formais, ao rceber um convite para um evento social, verifique sempre o tipo de traje pedido no convite, para evitar contratempos.
Os smokings são ternos mais elegantes, com aquela gravata tipo borboleta e que podem ser usados em eventos mais tradicionais, sempre nas cores preto, azul-marinho ou cinza. Outras tonalidades são bem menos usadas, mas há quem prefira também as cores bege e marfim. Já para as mulheres, os vestidos longos e longuetes, decotados, com fendas, brilhosos ou bordados, são os modelos de vestidos de gala prediletos entre as mulheres, pois valoriza a silhueta e dá um toque de sensualidade.
Para quem vai à um evento Black Tie, nada melhor do que já reservar seu traje de gala em uma loja especializada em roupas para festas Black Tie ou mesmo em locadoras de trajes. Os estabelecimentos comerciais de locação de trajes para eventos sociais contam diferentes peças de vestuário masculinos e femininos para compor um belo visual em uma comemoração, com o aluguel de roupas de gala, sapatos, bolsas e acessórios, como joias, gravatas, chapéus e bijouterias finas.