A formatura é um momento especial e inesquecível para os formandos e também para as famílias e amigos. Esse momento representa um futuro brilhante e muitas comquistas em termos profissionais. Por isso, as roupas para festa de formatura devem ser tão bem planejadas quanto a festa. Assim como o evento é organizado durante todo o ano por assessorias de eventos especializadas, os trajes para a formatura, como vestidos longos e longuetes, ternos e smoking, precisam ser idealizados por quem os vai vestir, sejam os próprios formandos ou seus familiares.
Muitas pessoas se baseiam em revistas de moda para escolher o modelo de traje ideal para a ocasião, com diferentes modelos de vestidos e os que são tendência para a estação da época. Além de revistas e sites, pedir a opinião de profissionais que estão antenados com o mundo da moda é uma ótima alternativa, uma vez que os estilistas e costureiras de ateliers de moda estão sempre inovando com relação aos modelos de trajes, estilos cores e acessórios.
O interessante é que tanto formandos quanto familiares comecem a busca pelo traje perfeito com pelo menos seis meses de antecedência. Isso parece muito, mas é o tempo ideal para pesquisar em várias lojas, comparar preços, ajustar medidas e procurar acessórios e calçados que combinem com a vestimenta, valorizando a composição. As mulheres também precisam ficar atentas e escolher os modelos de vestidos que realmente valorizem sua silhueta, afinal, todas desejam estar muito belas nas fotografias.
Uma dica muito bacana é dar uma volta pelo bairro e procurar aquelas lojas que fazem locação de roupas para festas. Elas também são ótima fonte de trajes bonitos, elegantes e bem mais em conta do que as lojas tradicionais. Além de fazer o aluguel de vestidos e trajes para formaturas, elas alocam sapatos e acessórios, como bijuterias, bolsas, gravatas, chapéus e outras peças tão essenciais para uma bela composição.