Há quem diga que as mulheres magras levam mais vantagens que as gordinhas quando procuram algum tipo de roupa de festa nas lojas de trajes femininos. Além de haver mais roupas com numeração menor, as peças sempre caem bem em um biotipo mais magro e esguio. Mas alguns detalhes devem ser levados em consideração pelas mulheres mais magras na hora de escolher uma roupa mais adequada à sua altura e ao estilo do seu corpo, para que, dessa forma, sua silhueta seja valoriza enaltecendo o que ela tem de mais bonito.
No caso das roupas para mulheres magras, os vestidos de festa para mulheres magras têm melhor caimento ao apresentar um tecido mais leve e transparente, mas o cuidado ao usar esse tipo de tecido a algo importante, uma vez que exageros na transparência podem acabar fazendo um efeito inverso ao esperado, gerando vulgaridade na composição. As magrinhas com bustos fartos são privilegiadas com decotes quadrados e transpassados, porém os decotes em V a deixam ainda mais magra e sem volume do colo. As mulheres magras com pouco seio devem priorizar os decotes profundos na frente ou nas costas e também é permitido usar e abusar das roupas com tecidos plissados, que dão mais volume nos seios.
Quem tem pernas longas pode abusar das saias e vestidos longos, conferindo mais elegância e charme ao look. As magras e baixinhas ficam mais elegantes em vestidos mais curtos e saias com a cintura alta, alongando a silhueta. Os vestidos e saias justos e vestidos com faixas são ideais para quem não tem a cintura marcada e deseja criar um efeito mais afinado no corpo, diminuindo a cintura e aumentando os quadris.