A reforma de casa é uma tarefa muito animadora, já que sempre sonhamos com o resultado final, ou seja, um ambiente lindo, moderno e prático. Mas modificar os espaços dentro de uma residência é algo que leva tempo e dinheiro. Além disso, sempre surgem dúvidas com relação à qualidade do material utilizado e qual a tonalidade de tinta devemos usar para dar um efeito chique e sofisticado para a residência. Os pisos, azulejos e revestimentos também merecem uma atenção especial quando pensamos em modificar a cara de todos os cômodos do imóvel. O mais importante é que todos esses itens combinem com o novo estilo que queremos empregar na reforma da casa e que harmonize com a nossa personalidade e com o estilo de vida que levamos.
A primeira dica para que isso se torne realidade é de vez em quando pesquisar em sites e revistas de decoração todas as tendências em termos de cores, materiais e design de objetos para criar um espaço aconchegante, arrojado e funcional. E quem sabe contar com a ajuda de um profissional também não seja mais adequado? Os decoradores de interiores sabem como ninguém combinar diversos estilos, misturando o clássico e o moderno com muita propriedade.
Em ambientes pequenos e mais apertados o ideal é que se utilize tons mais claros nas paredes, como o bege, palha, nude ou erva doce, pois as cores mais suaves dão a impressão de que o espaço aumentou de tamanho. Já nos ambientes maiores, podemos abusar de tons mais fortes e marcantes, como o caramelo, mel, capuccino, verde escuro, lilás e grafite. O esquema de tom sobre tom ainda é muito empregado pelos arquitetos como forma de destacar um determinado ambiente. Por exemplo, se na sala de jantar você usa uma tina cor bege, a sala de jantar recebe uma ênfase maior com um tinta em tom de capuccino.
A nova tendência de decoração de interiores mostra que não precisamos nos prender a cores familiares, ou seja, você pode inovar usando tintas de tonalidades diferentes para cada cômodo do imóvel. Em relação aos pisos e revestimentos, são variadas as opções que o mercado disponibiliza para deixar seu lar ainda mais bonito. Mármore, pisos de madeira, porcelanatos, granitos e cerâmicas são os tipos de pisos preferidos dos arquitetos e decorados, porque realmente conferem mais elegância ao espaço reformado. Antes de escolher um determinado estilo de piso ou revestimento, peça dicas a um profissional para se definir pelo que mais combinar com os modelos de móveis de sua residência e também com os azulejos colocados na cozinha e banheiro. Dentre todos os pisos, o porcelanato é o que mais se destaque, por ter um brilho maravilhoso, baixa absorção de água e ser muito fácil de limpar. Esse e outros tipos de piso são facilmente encontrados em lojas de material para construção.