Tomar um drink na companhia dos amigos depois de um dia cansativo de trabalho ou durante um jantar com a família pode ser uma boa pedida. Contudo, é bom que os apreciadores de bebidas alcoólicas saibam que para cada tipo de drink existe um determinado modelo de taça, que permite a degustação com maior prazer e a identificação do sabor e da textura da bebida. São poucas as pessoas que conhecem todos os diversos tipos de taças para drinks, porém há maneiras de descobrir qual o modelo de copo ou taça mais adequado para a degustação dos drinks. Uma delas é através de pesquisas em sites, já que a internet e uma boa fonte de informações e para quem deseja conhecer um pouco sobre o mundo das bebidas e acessórios, não há nada melhor.
Em lojas especializadas em artigos para bar, os atendentes de loja devem conhecer a fundo cada estilo de acessório para bar e até churrasco. Os clientes sempre precisam de algumas sugestões e os profissionais devem estar sempre prontos para passar todas as informações pertinentes. Mas para você que deseja saber identificar cada tipo de taça de acordo com o drink, mas não tem muito tempo para fazer grandes pesquisas, então selecionamos os modelos de taças mais comuns para ajudá-lo a preparar um jantar para seus amigos sem cometer nenhum tipo de gafe, como servir água em taça tulipa.
E vamos logo começando com a taça tulipa de bordeaux: ela é apropriada para tomar um bom vinho tinto, branco ou rosé, pois permite acomodar uma boa quantidade de bebida. Tem um pé de apoio para segurar e sua forma de bulbo deixa a boca da taça mais estreita para permitir a percepção do “bouquet”. A taça para vinho tinto tem a boca mais estreita que o fundo, propiciando a degustação do vinho. Ainda temos também a taça de água e taça de vinho branco. Com relação às taças de mesa e bar, temos: taça de cerveja, clássica, tipo tulipa, cálice de licor e de vinho do porto e taça balão, usada para conhaque e aguardentes. No segmento taças de bar, temos: taça aperitivo, para vertumes e Saint-Remy, taça old-fashioned, usada para uísque e campary, taça de vodka, taça coquetel (para coquetel de bebidas e martinis) e taça para drinks longos, como Cuba Libre, Gim e Campary.