A grande tendência em termos de vestido de noiva para 2010 são os modelos de vestido de noiva curtos, perfeitos para festas de casamento durante o dia ou mesmo para as cerimônias de casamento à noite, mas nos moldes mais modernos e ousados. Os vestidos curtos de noiva na verdade ganham diferentes comprimentos, pois s estilistas apelam para a inovação e buscam oferecer várias opções para as noivas mais altas ou baixas, gordinhas e magras. O vestido de casamento curto pode ser na altura do joelho, mais acima ou mais abaixo, chegando até a altura da panturrilha, quando já são considerados vestidos longuetes.
Os vestidos curtíssimos são mais indicados para as noivas altas e magras, e para cerimônias que ocorram durante o dia, a menos que o estilo do enlace matrimonial permita o traje um pouco mais ousado e sensual. Caso o contrário, prefira os vestidos de noiva na altura dos joelhos, que possuem o mesmo tom de modernidade, mas combinado com o estilo clássico e repleto de elegância, sofisticação e charme. Os tecidos também ditam moda e os mais leves, entre eles o cetim, a seda e o tule, estão entre os preferidos das mulheres e dos estilistas de moda e ateliers de vestido de noiva de alta costura.
Porém os tecidos mais encorpados como organza e tafetá têm um ótimo caimento em noivas mais cheinhas e que não ficam muito elegantes com tecidos leves, que marcam mais a silhueta. Para o verão 2010, os vestidos de noiva curtos e longuetes ganham alcinhas e modelos que vão para o tomara-que-caia, ombro-a-ombro, frente-única e ombro-só. E não podemos esquecer dos acessórios que compõem o look da noiva. Dependendo do estilo do vestido de casamento, a maquiagem e o penteado seguem uma linha mais discreta, isso se o vestido for confeccionado com muitos brilhos e babados. Mas esse na for o caso e o traje se apresentar mais simples, então a noiva pode usar e abusar de acessórios mais chamativos, como os arranjos de cabeça e as joias, sem falar nos sapatos altos modelos Scarpin e Chanel e as sandálias altas e delicadas, que ficarão à mostra devido ao vestido mais curto.