Os convites de casamento são itens tradicionais em uma festa de casamento e não podem ser deixados para última hora, uma vez que são normas formais para convidar seus familiares e amigos para participarem de uma celebração marcante e especial. Mas mesmo com toda a tradição, o convite de casamento pode fugir um pouco do estilo clássico e seguir uma linha mais moderna, desde que combine com a cerimônia de casamento organizada pelos noivos, com o auxílio de assessorias de casamento e organizadores de festas.
A nova tendência de convites para casamento em 2010 pede estilos voltados ao eco-chique e aos convites personalizados com caricaturas, imagens, ilustrações, mensagens pessoais e uma decoração toda sugestiva, que realmente harmonize com a personalidade do casal. A customização do convite pode ir além de inserir imagens e fotos: se o casal preferir, também podem inovar no tipo de papel, formato dos convites, fontes divertidas, frases personalizadas e envelopes coloridos. Todo esse material é encontrado em grandes papelarias, caso os noivos queiram eles mesmos confeccionar os convites para casamento.
A maioria das gráficas também trabalham com material de alta qualidade e com muita variedade de estilos e modelos de papel, caligrafias e monogramas para enfeitar os convites. No caso dos convites eco-chiques, o materiais reciclados são a matéria-prima para produzir todos o cartões, ou seja, a consciência ecológica toma conta dos casamentos e tornam os convites elegantes e ecologicamente corretos! Papéis recilados e elementos naturais como galhinhos, flores, pétalas ressecadas, especiarias como canela em pau e barbantes são apenas alguns das materiais mais utilizados em convites customizados e eco-chiques.