Ao procurar uma casa ou apartamento para comprar ou alugar, quantas vezes não nos deparamos com aquele imóvel bonito, antigo, grande até, mas com azulejos pavorosos no banheiro e na cozinha? Se você não pretende ou não tem condições de fazer uma bela reforma no apartamento para deixar os cômodos do jeito que você sonhou, a solução pode ser usar algo que alguns arquitetos nem gostam muito, mas é uma solução rápida, prática, mas barata e que dá excelente resultados. É a tinta para azulejos, produto não muito novo no ramo de construção civil, mas que nem todas as pessoas conhecem.
Utilizar o recurso das tintas de azulejo é algo que livra muitas pessoas dos incômodos do quebra-quebra de paredes e de uma reforma doméstica, detalhes que requerem tempo e dinheiro. Atualmente, existem muitas marcas de tintas produzidas para pintar azulejos, ou seja, em qualquer casa de material de construção você poderá adquirir o produto e, com ajuda de um profissional, a aplicação da tinta é feita sem maiores problemas. Ou então, você mesma poderá aplicar a tinta nos azulejos do banheiro ou cozinha de sua casa, sendo apenas necessários alguns cuidados com a limpeza da superfície das paredes antes de começar a pintura.
Para pintar os azulejos do seu banheiro, você precisará de um material adequado, mas não muito caro. Além da tinta – de sua marca de preferência- compre também luvas de borracha (para não sujar as mãos), fita crepe, máscara de proteção facial rolos e bandejas para acomodar a tinta. Um item muito importante para afixar bem a tinta os azulejos é o secante, ou endurecedor de tinta. Esse produto é o responsável pela secagem rápida da tintura, sem que escorra ou borre enquanto você prepara os azulejos. É bom ter em mente que a beleza do resultado final depende da preparação da superfície onde será aplicada a tinta.
Então, certifique-se de que não há vazamentos na parede e, se houver, primeiro corrija o problema para só depois fazer a limpeza do local e o rejunte necessário. Vale lembrar que sujeiras, poeira e gordura devem ser totalmente retiradas, evitando borrar todo o trabalho. Depois de tudo limpo, então chegou a hora de passar a mistura da tinta com secante. Passe quantas demãos achar conveniente, contudo, o intervalo de cada demão deve respeitar o período de seis e 24 horas.