As alianças de noivado marcam um momento muito importante na vida do casal, pois simboliza seu amor e o desejo de união. Quando o casal troca alianças de noivado, a família e os amigos mais próximos já esperam que ambos subam ao altar brevemente e para isso, as alianças devem ser compradas com carinho, pois, durante muitos anos, representarão o amor e a cumplicidade dos apaixonados. Hoje, são tantas as opções de alianças de noivado de diversos modelos que os casais até têm dúvidas para selecionar qual modelo de aliança mais combina com o perfil deles. E nesse quesito, os designers de joias, revistas e sites podem auxiliar os apaixonados na compra do par de alianças.
Para fazer os anéis de casamento, joalheiros mais comumente utilizam uma liga preciosa amarela de ouro, temperado com cobre e prata ou estanho e bismuto. Platina e ligas de ouro branco também são utilizados, assim como o titânio, que recentemente tornou-se um material popular para as alianças de casamento, devido à sua durabilidade, acessibilidade e beleza bem diferenciada.
A prata é um material menos usado em aliança de noivado e de casamento, mas são mais empregadas em aliança de compromisso. Muitos casais também estão começando a usar alianças em aço inoxidável, que tem a mesma durabilidade que platina ou titânio, e pode aceitar um acabamento mais fino, com pedras preciosas, brilhantes, desenhos gravados e outros adereços. Ainda existem alianças anatômicas, abauladas, quadradas, alianças Cartier, que são aros entrelaçados e confeccionados em ouro branco, amarelo e rosa.
O ideal é que antes de comprar o par de alianças, o casal escolha bem o modelo que mais harmonize com o estilo dele, e se possível, pedir sugestões de outras pessoas mais próximas, como mão, sogra e madrinhas e padrinhos de casamento. As joalherias oferecem uma infinidade de estilos de aliança e certamente vocês encontração o par perfeito dessas jias tão bonitas e significativas.