Ao escolher o buffet adequado para atender às necessidades de planejamento da sua festa de casamento, saiba que tão importante quanto definir o cardápio e o estilo da decoração do local, é preciso pensar também como será servido o bufê aos convidados. Dependendo do estilo de evento que você e seu futuro noivo organizam, com a ajuda de uma empresa de assessoria de casamento, planeje o tipo de serviço de buffet que vocês utilizarão e acertarão com a empresa contratada. Basicamente, existem quatro tipos de serviço de bufê: serviço à americana, à francesa, à inglesa e empratado.
O serviço à francesa é o mais requintado e sofisticado para ser oferecido aos convidados pelo buffet, por isso, qualquer gafe deve ser evitada. É muito comum em festas especiais e muito informais, como casamentos, bodas, formaturas, congressos, reuniões de trabalho com executivos e situações protocolares, envolvendo a Embaixada, por exemplo. Todas as pessoas são servidas à mesa, por garçons que devem estar muito bem trajados, inclusive com luvas.
No jantar à francesa, a mulher sentada ao lado do anfitrião da festa é servida em primeiro lugar, posteriormente serve-se as outras e por último o anfitrião. O garçom precisa tomar muito cuidado com o modo como serve, a posição correta da bandeja e não pode encostar em nenhuma pessoa da mesa. Um detalhe importante: o garçom apenas leva a bandeja, mas quem se serve com os talheres são os próprios convidados.
O serviço empratado segue as mesmas regras do à francesa, porém os pratos já vem montados da conzinha direto para a mesa. Também seguindo o mesmo estilo formal está o serviço à inglesa, só que os garçons é que pegam nos talheres para servir, como acontece nos restaurantes. Já o serviço à americana é bem mais informal e os próprios convidados se servem, sem que seja necessário todos estarem sentados à mesa. Os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres.