O final de ano está chegando e com ele o forte calor típico da estação e como não dá para fugir das altas temperaturas o jeito é tentar se refrescar com o uso dos ventiladores e circulares de ar. Para quem não sabe, existe diferença entre os ventilares e circulares: o primeiro concentra o vento numa única direção, enquanto o segundo distribui o vento no ambiente. Nos ventiladores o vento é mais concentrado e direcionado. Já nos circuladores, o vento é espraiado, visando à circulação de ar para todo o ambiente.
Em lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, existem diversos modelos e marcas de ventiladores, com ventiladores de teto, de chão, de pé e de parede. Os de teto são perfeitos para ambientes mais amplos, onde o ar precisa circular com maior intensidade. Podem ser usados tanto em residências como escritórios comerciais. Já os ventiladores de chão, também conhecidos como de mesa, e os de parede são mais indicados em lugares menores, em que não seja necessária uma grande circulação de ar, uma vez que esses aparelhos são mais limitados.
Com relação aos aparelhos de ventilação que podem ser colocados no chão ou em cima de móveis, deve-se deixá-los longe do alcance de crianças para não ocorra nenhum acidente doméstico. Assim como todos os aparelhos eletrodomésticos, os ventiladores precisam ser limpos com freqüência, bastando apenas utilizar água e sabão para limpar as pás. Com o ventilador desligado, inclusive da tomada, passe um pano molhado com um pouco de sabão e depois retire a sujeira com outro pano seco. Só isso já é o suficiente para manter o aparelho em bom estado de uso. Não esquecendo que a manutenção do motor é feita de tempos em tempos a fim de garantir que o equipamento tenha sua vida útil aumentada.