Para festas formais e muito luxuosas e requintadas, nada melhor do que vestir um belo traje de festa comprado ou mesmo alugado. Em eventos Black Tie, os homens e mulheres precisam estar bem glamurosos e isso é conseguido com trajes de alta costura. Para os homens, há opções de ternos, fraques, meio-fraques e smokings feitos sob medida, com profissionais muito gabaritados, como os alfaiates. Mas o trabalho da alta costura deve ser elaborado por um estilista experiente, que consiga desenhar os modelos de trajes de festas masculinos com bastante destreza.
Em lojas especlizadas e ateliers de alta costura, os homens que vão a todo tipo de festa ou evento mais formal podem contar com uma infinidade de modelos de trajes de alta costura, feitos exclusivamente para eles. Além de croquis, com desenhos variados, os estilistas sempre levam em conta o que está em moda, seja no tipo de tecido e na cor da vestimenta. Outra coisa importante são os acessórios que acompanham a roupa, como gravatas, abotoaduras, lenços e flores, no caso de casamento e bodas.
Vale lembrar que os trajes masculinos de alta costura também são alugados em lojas e casas de locação de roupas para festas, com opções de trajes nacionais e importados, produzidos por estilistas internacionais. Estes são mais caros, porém, quando se trata de elegância e quando se pode esbanjar um pouquinho, porque não recorrer à alta costura internacional? A alta costura francesa e italiana são muito famosas, pois proporcionam trajes sofisticados, com corte perfeito, valorizando a silhueta do homem. As lojas de aluguel de trajes também fazem o esquema de primeiro aluguel, ou seja, você terá a certeza de estar usando pela primeira a roupa dos seus sonhos.