A calvície é um mal que acomete homens e mulheres e que os afeta estética e psicologicamente. A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores, como o estresse, genética, problemas hormonais, gravidez, no caso da mulher, e mesmo pelo uso contínuo de acessórios como bonés e presilhas de cabelo, uma vez que tracionam os fios e enfraquecem o bulbo capilar. O mercado de cosméticos atualmente apresenta diversos tipos de produtos que prometem acabar ou amenizar a queda capilar masculina e feminina, com loções e xampus, cremes e soluções para passar no couro cabeludo. Mas além desses tratamentos mais simples, a calvície pode ser superada com tratamentos capilares que várias clínicas de beleza lançam todos os anos. A mesoteria capilar é uma das técnicas mais avançadas para tentar solucionar esse problema, fazendo com que homens e mulheres que sofrem desse mal voltem a sorrir.
A técnica da mesoterapia capilar consiste em aplicar uma substância no couro cabeludo, com o uso de uma injeção, para ativar o bulbo capilar, ocasionando o crescimento de novos fios de cabelo no lugar onde antes não havia nenhum pelo sequer. Alguns médicos dermatologistas recomendam aos seus pacientes que utilizem medicamentos e soluções que contenham uma substância chamada minoxidil. O minoxidil também tem a propriedade de ativar o bulbo capilar para a produção de novos fios de cabelo. Porém, esse medicamento é mais indicado para pequenas regiões de calvície e apenas em pacientes que não tenham o histórico genético.
O implante capilar tem se mostrado uma alternativa para quem deseja solucionar de vez o problema da calvície. A técnica é mais moderna e promete acabar com as falhas nos cabelos em cerca de seis meses. O procedimento consiste em retirar uma pequena mecha de cabelos da parte de trás da nuca e implantar na área da calvície. Os primeiros fios que crescerem cairão para que os fios mais fortes possam surgir em seguida. Dependendo do metabolismo do paciente, ele poderá ter suas madeixas de volta em cerca de 6 a 8 meses.