Se você reside em uma casa ou apartamento pequenos, apertados e deseja aumentar o espaço dos cômodos sem que seja necessário fazer uma grande reforma, que leva tempo e dinheiro, saiba que algumas dicas, truques e técnicas de decoração de interiores você criar uma sensação de mais amplitude nos cômodos do seu lar apenas utilizando objetos de decoração e optando por cores mais claras para paredes, pisos, revestimentos e azulejos da casa. Tudo para dar ainda mais charme e aconchego para a residência.
O primeiro truque que os arquitetos e decoradores utilizam para criar essa sensação de um cômodo ficou realmente maior é usar tons de tintas mais claras nas paredes, como o branco, bege, marfim, palha e gelo. É preciso tomar muito cuidado com a técnica de pintar apenas uma parede com um cor mais forte e vibrante, porque isso pode comprometer o resultado esperado em termos de ampliar o ambiente. Nos pisos, as cerâmicas de cor mais clara são mais indicadas para clarear o cômodo, assim como os tons de bege e caramelo para carpetes e forrações. O uso de luminárias, além de assegurar muito requinte e charme, também servem como artifícios pra criar um ambiente gostoso e mais espaçoso.
Um dos truques que os decoradores mais gostam de utilizar e que custa muito barato é a utilização de espelhos em locais estratégicos da casa, como por exemplo, de frente pra a porta de entrada, em corredores, na sala de jantar e em outros lugares onde se possa projetar a ilusão de ótica. Para quem gosta de quadros, uma sugestão que deve ser levada em conta: esses objetos de decoração são perfeitos, mas nunca em grande quantidade quando faltam paredes em nossa casa. É preciso ter em mente que uma casa pequena deve ter as paredes mais à mostra. Quanto mais quadros pendurarmos, mais delimitamos o espaço.
Com relação aos móveis, vale a mesma regra dos quadros. Quanto menos objetos e móveis colocarmos em um ambiente reduzido, mais espaço teremos para que as pessoas possam se movimentar com liberdade, especialmente se há crianças na residência. Dê preferência aos sofás de dois lugares e use poltronas e pufes, caso receba muitas visitas em casa. Assim os convidados não precisam ficar em pé por falta de assentos. Priorize mesas de jantar de apenas quatro cadeiras e esqueça as mesinhas de centro. As cortinas persianas são perfeitas para quebrar o excesso de luminosidade sem pesar na composição do ambiente.