As madrinhas de casamento são mais que especiais em uma celebração de casamento, pois elas simbolizam a benção ao casal e desejam votos de felicidade eterna, estando sempre ao lado dos enamorados para o que der e vier. Em razão disso, os vestidos de madrinha de casamento são tão importantes na composição delas, pois ficarão ao lado dos noivos no altar, em posição de grande destaque. Com bastante antecedência ao enlace matrimonial, as madrinhas devem começar a procurar o modelo de vestido de madrinha perfeito, aquele que vai valorizar sua silhueta e realçar a beleza.
O mais indicado é que, antes de aceratra a compar do vestido, a madrinha converse com a noiva para saber se ela tem alguma sugestão de modelo ou cor de vestido. Muitas noivas têm preferências de cores ou querem que todas as madrinhas trajem o mesmo tipo de vestido. Mas algumas não se importam muito com isso, e o estilo do traje fica mesmo por conta de cada madrinha. Definido isso, aí sim comece a procurar a procurar diversas lojas de trajes de festas, costureiras ou ateliers de moda e de alta costura. Conte também com a ajuda de revistas especializadad e dicas de estilistas. As revistas sempre mostram inúmerads fotos de vestido de madrinha para você poder escolher entre tantas alternativas.
Se o dinheiro estiver curto, opte pelo aluguel de vestidos de madrinha. A locação de trajes de festa social é muito comum e sai bem mais barato do que comprar peças em lojas tradicionais. Além dos vestidos, as locadoras de trajes ainda alugam acessórios, sapatos, bolsas e chapéus, inclusive com locação de trajes masculinos para os padrinhos. Com opções de vestidos decotados, estampados, bordados, evasês e brilhantes, as madrinhas ainda podem aproveitar e fazer um pacote de descontos, caso a noiva alugue seu vestido de casameto no mesmo estabelecimento.
Na hora de definir um belo modelo de vestido,  a madrinha deve levar em conta não só a beleza, mas também o conforto do traje, afinal ela ficará com ele durante horas, então ele tem de estar bem ajustado, mas sem estar muito marcante ou incomodando.