A formatura é um momento inesquecível na vida dos formandos, que passam os longos anos do curso de graduação sonhando com a festa de formatura e com a colação de grau. Por isso, para festejar a ocasião com muita pompa, os trajes de formatura devem ser confeccionados por ateliers de alta costura que sejam muito gabaritadas e possuam profissionais que sejam capazes de elaborar trajes e vestidos de alta costura para formatura com muita qualidade e requinte. Geralmente, as lojas e ateliers de alta costura contam com estilistas, alfaiates e costureiras de primeira linha, que estão sempre antenados com o mundo da moda e proporcionam aos seus clientes roupas sofisticadas e elegantes.

Vale lembrar que os trajes para a colação de grau, em geral são vistas pela própria empresa responsável pela organização do evento. Mas os trajes e vestidos para a festa de formatura são responsabilidade dos próprios formandos, que, cerca de 10 meses antes do evento, já devem começar a busca pelo modelo perfeito de trajes e vestidos de formatura. Os formandos precisam combinar qual o tom da faixa do traje e as formandas se acertam quanto à cor do vestido, seguindo sempre o padrão da cor que representa o curso no qual estão colando grau.

Mesmo que a festa de formatura seja muito moderna e ousada, os formandos devem optar pelo uso do smoking, com sapatos pretos, em solado de couro, e a faixa da cor do curso, que pode ser em seda, tule ou cetim. Assim, o estilo Black Tie traz sempre elegância e é símbolo de bom gosto.  Já as meninas ficam muito charmosas com modelos de vestidos de formatura evasês, tomara-que caia, ombro-a-ombro, ombro-só e frente-única. Conversando com o estilista de alta costura ou mesmo tirando ideias de revistas especializadas em alta costura, você pode escolher um modelo que valorize sua silhueta e a deixe mais sofisticada e, ao mesmo tempo, sensual, mas sem exageros, é claro.

Os estilistas sempre dão dicas de modelos que ficam perfeitos para as meninas magras e altas, magras e baixxas e para as mais gordinhas, tudo para que fiquem bonitas e com uma composição perfeita em termos de vestido, maquiagem, penteado e acessórios. É bom levar em consideração que os vestidos e trajes de alta costura são feitos com exclusividade, personalizados do jeito que os formandos quiserem, no tecido e cor escolhidos. Os modelos de alta costura são feitos em croquis e depois desenhados no papel, o que valoriza as peças e as tornam mais dispendiosas também.  Mas lembre-se de que para festejar uma ocasião tão inesquecível vale a pena não economizar tanto para comemorar em alto estilo!