A modernidade já chegou também aos vestidos de noiva, que hoje são mais coloridos e com desenhos modernos, em que as nubentes podem abusar mais de decotes e fendas laterais. Além de modelos de vestido de casamento que valorizam a silhueta da mulher, exaltando seu lado mais sensual, mas sem a deixar vulgar, as cores também são outro atrativo desses trajes tão tradicionais e que as mulheres tanto sonham em vestir um dia. Em ateliers e lojas de alta costura já é possível encontrar vestidos de noiva de diferentes tonalidades, com tecidos leves e mais encorpados, dependendo do estil da noiva e do casamento que ela planejou.
Apesar do tabu inicial criado pela sociedade, os vestidos de casamento com tons pastéis ou mais chamativos quebram um pouco a tradição com casamentos clássicos, com modelos de vestidos brancos e rendados. Em 1800, era muito comum as mulheres usarem vestidos de noiva de cor escura, pois o branco e o marfim eram tons muito difíceis de limpar na época. Por isso, muitas noivas preferiam os vestidos coloridos, que eram muito mais práticos para vestir e mantê-los limpos e bonitos por mais tempo.
Alguns vestidos de noiva coloridos, em especial os de tecido preto, também têm significados diferentes em um casamento tradicional. O tom preto foi muito utilizado quando a mulher iria se casar com um homem já viúvo, já que a cor representava respeito pelos que já haviam partido. No início dos casamentos tradicionais, não havia cores proibidas de usar como um casamento.
Atualmente, modelos de vestidos estampados e coloridos são bem menos comuns do que naquela época, mas já se transformam em tendência para os próximos anos, uma vez que são menos dispendiosos para os noivos e também simbolizam as mulheres mais ousadas e despojadas, que procuram sair da mesmice e desejam vestir algo bem fora do tradicional. O vestido ainda deve ser evitado, mas tons como vermelho, lilás, verde e azul já são tendência entre os estilistas mais contemporâneos, que apostam nos tons fortes de vestidos de noiva para causar mais impacto e dar mais personalidade à nubente.