As madrinhas de casamento têm papel fundamental na vida das noivas. Geralmente, são escolhidas somente as pessoas mais amigas, aquelas pelas quais temos muito carinho e afinidades. Elas fazem parte de nossas vidas, nossa história e precisam ser consideradas com uma atenção especial, até mesmo na escolha do vestido de madrinha de casamento.
Muitas noivas gostam de conversar com as madrinhas para definir qual o melhor modelo de vestido para as madrinhas, inclusive as nubentes até preferem que todas vistam o mesmo modelo e estilo de vestido, com as mesmas cores e padronagens. Mas isso não é uma obrigatoriedade nos casamentos mais modernos.
O ideal é tentar encontrar um estilo e uma cor para os diferentes tamanhos e tons de pele de suas madrinhas de casamento.
Considere deixar suas madrinhas vestirem trajes de casamento de sua própria escolha. O que você perde com relação à uniformidade será substituído pelo conforto e felicidade das madrinhas, que serão expressos na maneira de sorrir de suas amigas.
O comprimento dos vestidos de madrinha são algo que devem receber muita atenção. Isso depende muito do estilo e do horário da festa, se o casamento acontece em um período mais frio ou mais quente. Se o casamento dor durante o dia e o tempo estiver mais quente, pode-se optar por modelos de vestidos para madrinha longuetes, frente-ínica ou tomara-que caia, de preferência sem muitas estampas para não sobressaírem mais do que a noiva. Em casamentos à noite, os longos são permitidos e muito elegantes.
Muitas vezes as madrinhas também carregam pequenos buquês do mesmo estilo do da noiva. Os arranjos devem sim seguir um mesmo padrão com relação às flores e outros adereços que se possam incluir no ornamento. Para os padrinhos, o ideal são trajes como terno, fraque, meio-fraque ou smoking, mas isso precisa ser confirmado com o noivo. Sempre escolha os tons mais sóbrios, como o preto, o marrom escuro e azul-marinho para manter a elegância sem cometer nenhum exagero. Os sapatos pretos ficam muito bem na composição do look. Para as madrinhas, as sandálias altas e os sapatos Chanel ou Scarpin ficam deslumbrantes e muito sofisticados.